Desenho Universal para a aprendizagem: implementação e avaliação do protocolo do livro digital acessível
Desenho Universal para a aprendizagem: implementação e avaliação do protocolo
do livro digital acessível (Deliberação CEPE nº 28 de fevereiro de 2017).
Financiamento: Lei Orçamentária Anual/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
(LOA/UFRRJ), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
(FAPERJ) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq).
O projeto implementou e avaliou o protocolo de desenho universal da aprendizagem
para livros didáticos acessíveis na escolarização de alunos público alvo da Educação
Especial incluídos em diferentes realidades educacionais. A pesquisa foi sido realizada a
partir da parceria entre o Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva
(UFRRJ), Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (UFRRJ),
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Rodrigo Mendes e
Movimento Down. UNICEF-Brasil.
Comitê de ética: Protocolo nº 963/2017 (Processo 23267.00959/2017-76)
Pesquisas e ações intersetoriais entre educação e saúde na promoção da
escolarização e do desenvolvimento de crianças com síndrome congênita do zika
vírus na Baixada Fluminense
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) –
Edital Jovem Cientista do Nosso Estado (Processo E-26/202.734/2018) e Edital Grupos
Emergentes (Processo E-26/010.002186/2019).
O projeto multidisciplinar que articula 55 pesquisadores de diferentes instituições
(Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ; Universidade do Estado do
Rio de Janeiro – UERJ; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio;
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Fundação Oswaldo Cruz –
FIOCRUZ; Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP; e Instituto Fernandes Figueira –
IFF) objetiva desenvolver estudos, produtos e ações intersetoriais entre educação, saúde
e assistência social na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças
com SCZV na Baixada e Sul Fluminense.
Comitê de Ética: Protocolo nº 135/2021 (Processo nº 23083.031153/2019-40